Canal de Denúncias Eletrobras

Formas de Contato

O Canal de Denúncias Eletrobras possui outras formas para entrar em contato.

0800 721 9885

Todos os dias.


Registre o seu relato

Olá! Seja bem-vindo/bem-vinda ao Canal de Denúncias da Eletrobras. Estamos aqui para ser a ligação entre você e a empresa e ajudá-lo(a) a levar sua denúncia às pessoas certas, de forma anônima, com garantia de sigilo total, e proteção de seus dados, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme o fluxo resumido abaixo (clique nas figuras para ver o detalhamento de cada etapa).




Denúncia

Denúncia é recebida por uma empresa externa especializada (Canal de Denúncias e 0800).


Análise Preliminar

Há uma análise inicial para avaliar se a denúncia está dentro do escopo do Canal de Denúncias e se há informações suficientes para seguir para apuração.


Apuração

Apuração e Auditoria Interna (fluxo de conflitados) produzem seus relatórios onde apontam sobre a procedência ou não das denúncias.


Relatórios

Os relatórios de apuração podem resultar na emissão de recomendações e/ou aplicação de penalidades.


Conclusão

As áreas de negócio recebem propostas de melhorias de processo, quando for o caso. O denúnciante recebe resposta de conclusão no Canal de Denúncias.

Primeiro, porém, vamos ver qual a diferença entre uma denúncia e uma reclamação. Basicamente, a denúncia é fruto de fato que atinja moralmente ou ponha em perigo, físico ou financeiro, pessoa (ou pessoas) ou instituições (governo, empresas, clubes etc). Já uma reclamação se origina de um fato que pode deixar você irritado ou zangado, mas não é uma ofensa ou o(a) expõe a um perigo.

Agora, com essa diferença em mente, pense: seu caso é mesmo uma mesmo uma denúncia ou apenas uma reclamação? Se você achar que é reclamação, faça-a aqui. No entanto, se acreditar que é mesmo uma denúncia, vamos em frente.

Há diversos tipos de fatos ofensivos que você pode (e deve) denunciar. Abaixo, seguem os principais - não é uma lista exaustiva, mas esperamos que sirva de guia para você realizar uma denúncia bem consistente.



Assédio Moral: Ataques repetitivos por meio de palavras ou gestos grosseiros e inadequados, comentários maliciosos, insultos preconceituosos ou discriminatórios, "bullying", intimidações, boatos e piadas inoportunas que humilham o empregado, chegando mesmo a afetar seu bem-estar psíquico e afastá-lo do trabalho.

Assédio Sexual: Acontece quando uma pessoa se sente constrangida por alguém que busca obter vantagem ou favorecimento sexual, ou que a coloca em um contexto sexual não desejado. Ocorre por meio de avanços sexuais indevidos, comentários indecentes ou observações obscenas. Isso inclui prometer ou proporcionar emprego, promoção, remuneração ou tratamento especial em troca de favores sexuais. Também inclui toques inadequados ou indesejados, bem como a publicação ou o compartilhamento de imagens, objetos ou materiais obscenos.

Gestão inadequada de pessoas: Declarações ou ações de gestores que não tenham a natureza de assédio, mas que infrinjam os normativos da Eletrobras relativos às relações de trabalho e que sejam entendidas como incompatíveis com o local de trabalho.

Discriminação: Declarações ou ações baseadas em função de etnia, origem, gênero, orientação sexual, crença religiosa, condição de sindicalização, convicção política, ideológica, classe social, condição de portador de deficiência, estado civil ou idade que sejam a base ou influenciem a tomada de decisões relativas ao vínculo empregatício do funcionário, promoção ou remuneração.

Agora que você sabe o que pode (e deve) denunciar pedimos que siga as dicas abaixo na hora de redigir seu texto, a fim de podermos fazer um bom trabalho. São recomendações simples, mas que nos ajudarão a encaminhar correta e rapidamente sua manifestação.

Sabemos que quem procura a nossa área muitas vezes já bateu em outras portas e não foi acolhido(a). Esse fato gera revolta e, assim, o texto pode se transformar num desabafo, perdendo o foco da manifestação. É bem compreensível, mas, com as dicas abaixo, você poderá desabafar, se for o caso, e, ao mesmo tempo, ajudar-nos a atendê-lo(a) bem
Vamos lá?

A primeira dica é dizer claramente O QUÊ você está denunciando. Quanto mais direto for, melhor será.

Depois de dizer do quê se trata, indique a respeito de QUEM se está falando. Quem é o denunciado?

O terceiro ponto é o QUANDO. O momento em que o fato denunciado ocorreu é muito importante para que seja mais fácil localizá-lo e seguir com o processo.

Outro ponto fundamental que facilitará o seguimento do processo é ONDE aconteceu o fato. Quanto mais precisa for a localização, melhor.

Por fim - mas não menos importante - é COMO o fato ocorreu. Foi por meio de um contrato, de um e-mail, de uma mensagem, pessoalmente, de que forma enfim?

Com essas informações, nós podemos dar seguimento ao processo com mais agilidade. No entanto, se você não tiver alguma delas - ou só tiver uma vaga ideia - não tem problema, informe apenas o que você sabe. Para ajudar-nos a atendê-lo/a ainda melhor, se tiver algum documento - cópia de contrato, e-mail, mensagem de texto ou áudio, vídeo - anexe-o à manifestação.

As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela a Eletrobras, sem conflitos de interesses.

Viu como é simples? Agora, caso queira fazer uma denúncia, você só tem que clicar aqui e preencher o formulário, ou entrar em contato pelo telefone 0800 721 9885, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vamos lá!

Em razão da desestatização da Eletrobras, houve a formalização da sucessão da Eletrobras pela ENBPAR no que se refere a Itaipu Binacional, assim para registro de sua denúncia, favor entrar em contato com a respectiva Ouvidoria.