Código de Ética

Mensagem do Presidente

A Pottencial tem a inovação e o foco no cliente em seu DNA. O gosto pela novidade faz com que a empresa esteja sempre se reinventando, em um movimento de constante aprimoramento. Acreditamos que gerar solidez e credibilidade, por meio da transparência e da ética, é a principal forma de alcançar o propósito de proporcionar tranquilidade até nos momentos inesperados, com as melhores práticas do mercado.

Para orientar a atuação de todo o time, temos valores fundamentais que conduzem a nossa atuação no dia a dia do negócio. Esses valores consolidam compromissos éticos, provenientes da valorização das pessoas, da conduta de cada um dos colaboradores, do zelo no cumprimento das normas e regulamentos

Cumprir as diretrizes e parâmetros deste código revela muito além do cuidado com a nossa imagem, é trabalhar em prol da integridade nas relações e com compromisso com toda a sociedade.

João Géo Neto - CEO



Nossos valores

Foco no Cliente

Somos àgeis, proativos, eficientes e dedicados aos nossos clientes.

Nossas atitudes
  • Demonstra proatividade e agilidade na resolução de problemas e atendimento das demandas do cliente inteno e externo.
  • Conquista a confiança de nossos clientes intenos e externos.

Geração de Valor

Somos focados e obstinados por crescimento e resultado.

Nossas atitudes
  • Busca crescimento com geração de valor
  • É focado e obstinado por resultados

Inovação

Buscamos inovação como forma de diferenciação no mercado de seguros.

Nossas atitudes
  • Questiona o status quo, buscando discutir melhorias e não se limitando aos processos já estabelecidos na companhia
  • Busca soluções inovadoras para a companhia.

Gente que abraça desafios

Valorizamos pessoas com postura proativa que transmitem confiança, sendo um exemplo a ser seguido.

Nossas atitudes
  • Preocupa-se com o desdenvolvimento profissional das pessoas, compartilhando conhecimento e experiência profissional.
  • Trabalha bem em equipe, independentemente da afinidade pessoal, sabendo dividir trabalhos e responsabilidades.

Alta reputação

Zelamos pela nossa imagem, conduzindo nosso negócio de forma ética e transparente.

Nossas atitudes
  • É transparente em todas as situações.
  • Zela pela imagem da empresa e por seus próprios comportamentos.



Os Inegociáveis

Atentos à realidade da sociedade, como forma de reafirmar as práticas que nos norteiam, abordamos também os comportamentos que não são tolerados nas relações da Pottencial: aquilo que chamamos de “Inegociáveis”. Dessa forma, reconhecemos o que não nos cabe, o que não é permitido, o que nos distancia do que é ser transparente e pautados na Ética de uma empresa que zela pela sua alta reputação. São eles:

1. Discriminação de qualquer natureza

Discriminar qualquer pessoa em razão de nacionalidade, raça, cor, religião, crenças, sexo, orientação sexual, idade, gênero, nível social, características físicas, questões ideológicas ou ideais políticos;

2. Conflito de interesses

Os conflitos de interesses surgem quando nos envolvemos com situações que podem influenciar nossas decisões profissionais, sejam elas diretas ou indiretas. Por isso, devemos prevenir e nos resguardar de não praticar as seguintes situações:

  • Contratar parentes que tenham qualquer subordinação como trabalhador efetivo, temporário ou prestador de serviço;
  • Fornecer a concorrentes ou a terceiros quaisquer informações reservadas sobre clientes, políticas de preços, planos comerciais, econômicos e financeiros;
  • Exercer, nas dependências da empresa, atividades sindicais, político-partidárias e/ou religiosas.
  • Usar do prestígio da empresa ou de condições comerciais de fornecedores para benefício próprio.

3. Práticas de corrupção

Oferecer ou receber benefícios e vantagens indevidas de clientes, representantes do governo ou terceiros, como pagamentos de subornos e propinas;
Aceitar qualquer tipo de favorecimento pessoal em troca da execução de ações que coloquem em risco a imagem da empresa.

4. Causar prejuízo ao cliente ou à empresa

Não ser honesto com os clientes ou manipular dados, enganando-os e induzindo-os a erros que causem prejuízos financeiros ou de imagem.

5. Assédio moral e sexual

Utilizar-se de posição hierarquicamente superior para expor colaboradores, terceiros e prestadores de serviço à situação constrangedora, vexatória ou faltar com respeito no trato pessoal dos subordinados;
Aproveitar-se de ocasiões e/ou do ambiente de trabalho para constranger colaboradores em busca de oportunidade de relacionamentos amorosos ou sexuais.



Reputação da organização

Mantemos e aprimoramos o nosso posicionamento como uma empresa íntegra, atuando de forma transparente, direcionando esforços para o cumprimento dos requisitos legais, com respeito aos compromissos e as relações comerciais pertinentes ao negócio. Dessa forma, oporcionamos confiança aos nossos clientes, colaboradores e a sociedade em geral, na busca da excelência, norteados por elevados padrões éticos.



Ambiente de trabalho

Criamos e proporcionamos a todos o melhor ambiente de trabalho possível, atentos às preocupações sociais em geral e aos princípios de não discriminação de nacionalidade, raça, crenças, sexo, idade, gênero, nível social, características físicas e questões ideológicas, ou qualquer tipo de conduta que possa criar um ambiente de constrangimento, assédio, intimidação ou, de qualquer forma, ofensivo ou nocivo.



Conduta pessoal

Devemos agir sempre de forma honesta, imparcial, consciente, transparente e estar comprometidos com a empresa, respeitando sua cultura e valores.
O compromisso de todos é promover relações baseadas no respeito, equidade e colaboração mútua.



Zelo pelo patrimônio

O patrimônio da empresa somente deve ser utilizado para atividades relacionadas ao negócio, não podendo ser usado para fins particulares ou de terceiros.



Marca

A marca não é apenas o desenho, mas também cores, letreiros, placas e todos os símbolos que remetam à imagem da empresa. Ela é um dos nossos maiores patrimônios e deve ser utilizada corretamente.
Suas representações devem ser preservadas no sentido da utilização correta e em condições sempre adequadas. A utilização e a divulgação da marca somente poderão ser feitas em documentos, peças promocionais, instalações e em veículos de comunicação, inclusive mídias sociais, de acordo com os padrões definidos e autorizados previamente pela área de Marketing. Sempre que você perceber a marca mal utilizada ou sem a devida manutenção, acione a área de Marketing.



Relações com a imprensa

A Pottencial sabe da importância da mídia para o fortalecimento da sua imagem e respeita a eficácia desse meio na comunicação com os seus públicos. Entende a responsabilidade e o compromisso que tem na divulgação de informações perante clientes, acionistas e a comunidade.
Somente colaboradores autorizados como porta-vozes poderão se manifestar em nome da empresa em veículos de comunicação oficiais, sites de bate-papo, grupos de discussão ou comunidades na internet.



Segurança da informação

É compromisso do colaborador o zelo pelo sigilo das informações confidenciais de que tenha conhecimento. As informações necessárias ao pleno desenvolvimento dos trabalhos do dia a dia deverão ser prestadas com honestidade e precisão.
Irregularidades na obtenção, no uso e na divulgação de informações devem ser comunicadas ao superior imediato ou através do Canal de Denúncias.



Tecnologia da informação

A empresa espera que os colaboradores mantenham sigilo sobre as informações a que tenham acesso e zelem pelo envio ou armazenamento delas nos sistemas informatizados.
O uso da rede de informação é de responsabilidade de cada colaborador, assim como tudo o que seja registrado no Sistema de Informações, com seu código de identificação.

O colaborador não pode utilizar os recursos da empresa para propagar propositalmente qualquer tipo de vírus, programas espiões, programas de controle de outros computadores, entre outros.
Atentos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a estabelecer um maior controle e regulamentação sobre os dados pessoais de pessoas ligadas ao negócio, proibimos estritamente a divulgação de nomes e informações confidenciais de clientes e parceiros em grupos de discussão, salas de bate-papo na internet ou finalidades que não estejam completamente ligadas à relação comercial entre a Pottencial e os respectivos parceiros.
Visando assegurar a integridade e a segurança das informações, a Pottencial se reserva no direito de inspecionar e monitorar a utilização dos sistemas de informática e de acessar qualquer arquivo ou mensagem armazenados, mediante aprovação prévia do gerente ou diretor da área à qual o colaborador pertence.



Relações com clientes, parceiros e fornecedores

As nossas relações com os clientes, parceiros e fornecedores devem ser pautadas em atender as suas necessidades, garantir o seu bem- estar e contribuir para o seu sucesso.

Além disso, é importante

  • Estabelecer com eles uma relação de confiança mútua;
  • Tratar suas informações de forma sigilosa e cuidadosa;
  • Conduzir os nossos negócios de forma Ética;
  • Não compactuar com práticas ilegais ou desleais executadas por terceiros. Ao negociar com nossos parceiros, fornecedores e instituições financeiras, independentemente de exclusividade, do seu porte e de serem ou não nossos clientes, determinamos que nossos colaboradores sejam imparciais e justos na escolha do fornecedor, parceiro ou instituição financeira;
  • Respeitosos e cumpram acordos firmados.

Brindes e cortesias

Somente poderão ser aceitos brindes que não possuam valor comercial que faça parte da estratégia de comunicação do cliente, parceiro ou fornecedor ou tenham ampla distribuição.
Sempre que receber um presente ou benefício de valor superior a R$200,00, o colaborador deverá comunicar à área de Compliance.

Convites para almoços, jantares ou eventos sociais, culturais e esportivos devem ser aceitos somente quando a ação for reconhecidamente prática corrente do relacionamento comercial do fornecedor, parceiro ou cliente. Nesse caso, o superior imediato do colaborador deve ser informado.

Presenteando

A Pottencial busca manter relações sólidas com os parceiros do negócio e, nesse contexto, brindes e entretenimento são cortesias que ajudam a fortalecer essas relações. Observamos sempre que essa oferta deve ser apropriada, não gerando à pessoa que recebe o sentimento ou dever de fazer algo em troca. Os brindes desenvolvidos como nossa estratégia de marketing não devem possuir valor comercial, incentivo ao vício, provocar danos morais, à saúde ou ao ambiente. A oferta de almoços, jantares e ingressos de shows e eventos devem estar dentro de limites razoáveis cobertos pelas nossas práticas comerciais usuais.



Relações com o governo ou agentes políticos

A Pottencial se abstém de qualquer envolvimento político-partidário.
Conforme já mencionado nos “Inegociáveis”, é proibido exercer, nas dependências da empresa, atividades sindicais, político-partidárias e/ ou religiosas não garantidas por preceitos constitucionais ou acordo sindical.



Canais de comunicação

É importante que a Pottencial conheça os questionamentos e possíveis violações relacionadas a este Código, para que possa orientar e corrigir desvios. Essa é a razão pela qual os colaboradores devem tratar suas preocupações internamente, resolvendo dúvidas e informando à empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código.
Geralmente, o seu gestor está na melhor posição para lhe ajudar em relação a preocupações e problemas relacionadas a processos, procedimentos e estratégia de trabalho.
O setor de Recursos Humanos está apto ao auxílio de questões relacionadas ao ambiente de trabalho, de relacionamento e demandas pessoais.

Para dúvidas sobre os critérios definidos no Código de Ética e alguma postura que julgar inadequada, você pode procurar o setor de Compliance.
Dispomos também do Canal de Denúncias, para relatar atos ilícitos (por exemplo: fraude, furto) e comportamentos antiéticos (por exemplo: assédio moral, assédio sexual). É importante fazer a denúncia de forma detalhada, com evidências, se for o caso, para facilitar a apuração.



Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias da Pottencial é atendido por uma empresa séria e independente, que assegurará a confidencialidade das suas informações. Você pode registrar o seu relato acessando o site, enviando um e-mail para: denunciaspottencial@relatoconfidencial.com.br ou entrando em contato pelo número 0800-721-9147.
Toda comunicação de irregularidades será confidencial, sem prejuízo ou retaliações à pessoa que tenha feito.